sábado, 31 de maio de 2014

Massa base para sabonetes - Fabricando sabonetes sólidos

Massa base para sabonetes
Fabricando sabonetes sólidos
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
1
OS SABONETES
O que é um sabonete? O sabonete é na verdade um pequeno pedaço de sabão. Contudo existem algumas diferenças básicas entre uma barra de sabão e um sabonete, entre as quais se pode destacar que os sabonetes:
 São preparados com matéria prima purificada e de boa qualidade.
 Têm seus componentes pesados de forma a produzir um produto balancea-do e com as características necessárias.
 Fazem uso de essências mais caras.
 Podem ter utilização terapêutica.
 Não apresentam excesso de soda.
 Quando apresentam excesso de óleos, esse é controlado.
 Tem adicionado extratos glicólicos específicos para determinadas funções.
 Têm um cuidado geral com seu formato e embalagem.
 Faz uso de corantes a base de água.
Em resumo, os sabonetes são sabões especiais feitos para serem utilizados na higienização do corpo humano, apresentando uma qualidade superior aquela desejada nos sabões para uso de limpeza doméstica ou de roupas, devido a quali-dade da matéria prima utilizada na sua fabricação e do rigoroso controle no pro-cesso de fabricação.
Mas o que são sabões? Os sabões são o resultado da reação de compostos graxos (gorduras, óleos ou ceras) com um álcali (hidróxido ou carbonato de sódio) na presença de água, sendo um composto sólido e espumante que tem a capaci-dade de ajudar na limpeza de sujeiras.
OS PRINCIPAIS COMPONENTES
Veremos a seguir quais são os produtos utilizados na fabricação da base para sabonetes. É a partir dessa base que se fará todos os tipos de sabonetes sóli-dos, para uso decorativo, terapêutico ou para higienização corporal, podendo ser transparentes ou opacos, prensados ou fundidos.
É importante ressaltar que a matéria-prima deve ser escolhida entre aque-las que estão disponíveis em cada região, entretanto certas vezes é necessário ob-ter algumas matérias-primas que vem de outras regiões.
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
2
Gorduras
As gorduras são os principais componentes na fabricação da base para sa-bonetes sólidos. As gorduras são sólidas a temperatura ambiente e são elas que dão a dureza do sabonete. Entre as gorduras mais utilizadas para fazer sabonetes estão:
 O sebo de boi.
 O sebo de carneiro.
 A banha de porco.
 A banha de galinha.
 As gorduras vegetais.
Cada gordura tem uma composição diferente, produzindo uma mistura de sabões com propriedades distintas. Veja na próxima tabela as características dos sabões formados pelas principais gorduras: Gordura Tipo de espu-ma Propriedades de limpeza Ação so-bre a pele Saponificação Dureza do sa-bonete sólido
Banha
Razoavelmente lenta, dura-doura e espes-sa.
Boa.
Muito mo-derada.
Razoavelmente fácil.
Duro.
Coco
Espuma rapi-damente com muitas bolhas não persisten-tes.
Excelente.
Ação mor-dente en-ruga a pele.
Rápido.
Extremamente duro.
Palma
Espuma len-tamente, bo-lhas pequenas e duradouras.
Muito boa.
Muito mo-derada.
Muito fácil.
Muito duro.
Palmiste
Espuma rapi-damente e forma bolhas largas, não persistentes.
Excelente.
Ação mor-dente en-ruga a pele.
Rápido.
Extremamente duro.
Sebo
Razoavelmente lenta, dura-doura e espes-sa.
Boa.
Muito mo-derada.
Razoavelmente fácil.
Muito duro.
Óleos
Os óleos também são importantes componentes na fabricação da base para sabonetes sólidos. Os óleos são líquidos a temperatura ambiente e ajudam a au-mentar a espuma e a suavidade do sabonete. Entre os óleos mais utilizados para fazer sabonetes estão:
 O óleo de algodão.
 O óleo de amêndoas doces.
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
3
 O óleo de babaçu.
 O óleo de canola.
 O óleo de soja.
 O óleo de oliva.
 O óleo de mamona (rícino).
Da mesma forma que as gorduras, os óleos também têm composição dife-rente entre si e produzem sabões com propriedades distintas. Veja na próxima ta-bela as características dos sabões formados pelos principais óleos: Óleos Tipo de es-puma Propriedades de limpeza Ação so-bre a pele Saponificação Dureza do sa-bonete sólido
Algodão
Oleosa, abundante e durabilidade média.
Boa.
Moderada.
Razoavelmente fácil.
Macio para duro.
Amêndoas doces
Oleosa, pe-quenas e persistentes.
Regular para boa.
Bastante moderada.
Razoavelmente fácil.
Muito macio.
Babaçu
Espuma consistente de bolhas largas, não persistentes.
Excelente.
Ação mor-dente en-ruga a pele.
Rápido.
Extremamente duro.
Canola
Oleosas, pe-quenas e duradouras.
Regular.
Moderada.
Razoavelmente fácil.
Macio.
Soja
Oleosa, abundante e duradoura.
Regular.
Moderada.
Razoavelmente fácil.
Macio.
Oliva
Gordurosa, pequenas e persistentes.
Regular para boa.
Muito mo-derada.
Razoavelmente fácil.
Muito macio.
Mamona
Espessa e duradoura.
Regular.
Moderada.
Muito fácil.
Macio.
Soda
Para a produção da base para sabonete é necessário reagir as gorduras e os óleos com um agente que cause sua saponificação, esse agente pode ser a bar-rilha (carbonato de sódio) ou a soda (hidróxido de sódio).
A soda pode ser encontrada na forma de pastilhas ou escamas ou ainda na forma líquida em uma concentração de 50 %.
Na hora de comprar a soda em escamas deve-se ter o cuidado de comprar aquelas que têm pureza de 95 % ou superior. Existe a soda 42 % que vem com sal grosso para completar o peso, essa soda não deve ser utilizada nas formula-ções desta apostila.
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
4
Água
A qualidade da água é importante na hora de fazer o sabonte, não se deve usar água que contenha muito cálcio, porque isso vai diminuir sua espumosidade. A água também deve ser fervida para evitar contaminação por bactérias ou fungos que pode depois se reproduzir no sabonete, causando cheiro ruim ao produto final ou coceiras no usuário.
Álcool
Tanto o álcool etílico que é encontrado em bebidas como nos supermerca-dos pode ser utilizado na produção do sabonete e tem a finalidade de acelerar a reação. Seu uso não é obrigatório na produção do sabonete opaco, mas ajuda muito na produção de sabonete transparente.
O álcool de bebida pode ser obtido a partir da cana de açúcar ou de cereais, já o álcool comprado no supermercado tem que ser o 92.8 GL ou superior. Pode-se ainda utilizar o álcool comprado em posto de combustível, mas este não pode vir, sob nenhuma hipótese, com aditivo e nem com odor ou cor diferente daquela típi-ca do álcool.
Clarificador
A base de sabonete naturalmente tem uma cor que vai do amarelo claro até o marrom escuro dependendo da matéria-prima utilizada. Pode-se reduzir essa cor natural utilizando um clareador doméstico conhecido como hipoclorito de sódio (encontrado nas águas sanitárias) e depois deixando a massa descansar. Caso a base descanse ao sol o clareamento pode ser melhorado. O clarificador só deve ser utilizado quando a massa estiver a uma temperatura inferior a 40 ºC, para evitar que evapore e perca seu efeito. Deve ser acrescentado em pequenas quantidades e agitar a massa, pois em grandes quantidades a base ficará mole e murchará.
Corante
A base de sabonete pode ser colorida ou deixada com sua cor natural ou clarificada. Para colorir a base pode-se utilizar corante para óleo ou corante a base de água. Os melhores corantes são os cosméticos, mas pode-se fazer uso de co-rantes alimentícios ou outros que possam entrar em contato com a pele sem cau-sar alergias ou irritações. Jamais se devem utilizar corantes para velas ou para tingir roupa, pois muitos são tóxicos.
Essências
Os óleos essenciais e essências sintéticas também podem ser utilizados pa-ra dar uma fragrância agradável à base de sabonete.
Devem ser escolhidas essências próprias para sabonetes ou perfumaria, não devendo ser utilizadas as essências destinadas para uso em velas, incensos ou
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
5
produtos de limpeza em geral, pois essas outras essências podem provocar alergi-as e irritações na pele.
Observações
Tanto a essência como os corantes podem ser utilizados na hora de se fazer o artesanato, não sendo necessário fazer sua utilização durante o preparo da mas-sa base. Seu uso nessa etapa só se justifica caso a quantidade de sabonete a ser produzida for grande e toda a massa for destinada a um único tipo.
CRIANDO SUA PRÓPRIA RECEITA
Agora que conhecemos as propriedades dos componentes utilizados na produção da base para sabonete, podemos criar nossas próprias receitas de sabo-netes.
O primeiro passo na formulação de um sabonete é determinar quais serão os óleos e gorduras que serão utilizados em sua composição. Está escolha é feita baseada em alguns dos seguintes critérios:
 Pelas propriedades de cada óleo ou gordura que serão utilizados.
 Pelo custo da matéria prima.
 Pela facilidade de encontrar as matérias primas.
Em nosso exemplo, utilizaremos sebo, óleo de soja, óleo de canola e óleo de rícino, para obter um sabonete duro, espumante, transparente e emoliente.
O segundo passo é calcular a quantidade de soda necessária para reagir com estes componentes na quantidade certa para que não sobre soda.
A tabela a seguir apresenta a quantidade de soda necessária para saponifi-car os principais gorduras e óleos com hidróxido de sódio (NaOH), isso é o índice de saponificação de cada produto.
Os valores apresentados na tabela de índice de saponificação são aproxi-mados, pois dependem da qualidade do produto. Assim sendo, deve-se sempre medir o pH após a completa saponificação para fazer as correções adequadas e eliminar os eventuais excessos de soda ou de gordura que possam ocorrer.
Cálculo da soda
Vejamos como podemos utilizar a tabela para elaborarmos nossa própria receita de sabonete sólido constituída de diversos compostos graxos. A título de exemplificação, vamos supor que decidimos fazer um sabonete com a seguinte mistura de óleos e gorduras:
Sebo de bovino = 700 g (espuma espessa e duradoura, poder de limpeza bom, ação muito moderada sobre a pele, duro e fácil de saponificar)
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
6
Ó leo de soja = 200 g (espuma abundante e duradoura, poder de limpeza
regular, ação moderada sobre a pele, macio e razoavelmente fácil de saponificar)
Ó leo de mamona = 100 g (espuma espessa e duradoura, poder de limpeza
regular, ação moderada sobre a pele, macio e muito fácil de saponificar)
A tabela anterior nos indica que o fator de multiplicação para encontrar a
quantidade de hidróxido de sódio que devemos utilizar para saponificar o sebo bovino
é de 0,1400, ou seja:
700 g  0,14 = 98,0 g
Então são necessárias 91 g de hidróxido de sódio para saponificar o sebo
bovino.
Mas ainda temos que saponificar o óleo de soja. Pela tabela:
200 g  0,136 = 27,2 g
Da mesma forma, calculamos a quantidade de hidróxido de sódio necessário
para saponificar o óleo de mamona:
100 g  0,129 = 12,9 g
Somando os valores calculados, temos:
98,0 g + 27,2 g + 12,9 g = 138,1 g
Então, serão necessárias 138,1 g de hidróxido de sódio seco.
Devemos lembrar que se a soda comercial (soda 99) tem em torno de 99 %
de soda, então devemos ainda acrescentar 1 % sobre este valor (1,38 g). Logo,
devemos pesar aproximadamente 140 g de hidróxido de sódio seco, para obtermos
a completa saponificação do nosso sabonete.
Cálculo da água
Para uma solução a 60 %, ou seja, 60 g de soda a cada 40 g de água dividiremos
a quantidade de água (40 g) pela quantidade de soda (60 g) para obtermos
a constante de multiplicação que será utilizada para encontrarmos a quantidade
de água a ser adicionada a soda seca para fazermos a solução desejada.
Como em nosso exemplo precisaremos pesar 140 g de hidróxido de sódio
seco, então, devemos fazer o seguinte cálculo para encontrar a quantidade de
água a ser pesada:
40 g
x
60 g
x 0,67


Logo, devemos pesar 140 x 0,67  94 g de água.
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
7
Observação
Uma boa massa base para sabonetes não deve ter excesso de soda.
A partir dessa massa base pode-se fazer:
 Sabonetes prensados.
 Sabonetes glicerinados transparentes.
 Sabonetes glicerinados opacos.
Nessa apostila será tratado como obter a massa base glicerinada transparente
e opaca, sendo os sabonetes prensados tratados em outra apostila.
BASE GLICERINADA PARA SABONETES
Para a produção de sabonetes sólidos transparentes, podemos utilizar uma
série de solventes, como o álcool (etanol), a glicerina e uma solução de açúcar.
Nesse ponto devemos escolher qual a proporção de sabonete e de solvente que
iremos utilizar.
Os sabonetes transparentes devem ter entre 40 e 60 %, em peso, de solvente
para 60 a 40 % de “sabão verdadeiro”, respectivamente. Em nosso exemplo,
faremos uma receita com 50% de solvente e 50 % de “sabão verdadeiro”.
Quanto mais solvente mais transparente o sabonete, contudo menos espumoso
ele será e mais rápido irá se gastar no banho, isto devido a menor quantidade
de sabonete contido em seu peso. Outros problemas podem surgir tais como, o
sabonete ficar mais macio que o desejado, formar gotículas de água em sua superfície
em ambientes úmidos e murchar com o passar do tempo.
A massa do “sabão verdadeiro” é dada pela soma das massas dos compostos
graxos da fórmula com a massa da soda seca utilizada para neutralizá-los. No
nosso exemplo, teremos que a quantidade de “sabão verdadeiro” é dada por:
Peso do sebo: 700,0 g
Peso do óleo de soja: 200,0 g
Peso do óleo de mamona: 100,0 g
Peso do hidróxido de sódio seco: 140 g
Massa do “sabão verdadeiro”: 700,0 g + 200,0 g + 100 g + 140 g = 1.140 g
Para encontrar o peso total do sabonete a 50 % de “sabão verdadeiro” faremos
como se segue:
1.140 g 50 %
x 100 %


x  2.280 g
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
8
Este será o peso total de sabonete produzido com 50 % de solvente e 50 %
de sabonete.
Para calcular a quantidade de cada um dos solventes utilizados para dar
transparência no sabonete devem-se escolher os valores de cada um dos solventes
entre as faixas percentuais a seguir:
Álcool de 12 % do peso total a 14 % do peso total.
Glicerina de 8 % do peso total a 12 % do peso total.
Água de 12 % do peso total a 20 % do peso total.
Açúcar de 8 % do peso total a 14 % do peso total.
Lembrando que o percentual total sobre o peso final do sabonete deve ser
de 50 % para nosso exemplo. Caso a opção fosse por um sabonete com 40 % de
“sabão verdadeiro”, a soma das porcentagens teria que dar 40 %, e assim por diante.
A escolha da quantidade de solvente será:
Álcool = 12 %, glicerina = 8 %, água = 15 % e açúcar = 15 %, dando um
total de 50 %, como desejado.
A seguir será visto como calcular a massa de cada um dos solventes:
Cálculo do álcool
O álcool é um solvente bastante útil na produção de sabonetes transparentes.
Valores menores que 12 % de álcool em relação ao peso total do sabonete
não darão boa transparência e valores acima de 14 % de álcool darão sabonetes
que murcham muito com sua evaporação.
A quantidade de álcool poderá ser calculada pela regra de três:
2.280 g 100 %
x 13 %


x = 296,4 g
Como há um perca de álcool durante a diluição do sabonete em função da
evaporação podemos completar esta quantidade em mais 20 % ( 60 g). Então o
peso total do álcool deverá ser de 355 g.
Cálculo da glicerina
É um elemento excelente para melhorar a transparência, mas em excesso
produz sabonetes mais moles e que suam.
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
9
Em nosso exemplo, teremos que a quantidade de glicerina a ser utilizada
deverá ser:
2.280 g 100 %
x 8 %


x = 182,4 g
Cálculo da água
A água não deve ser colocada em excesso para não deixar o sabonete mole,
sendo seu valor calculado em nosso exemplo por:
2.280 g 100 %
x 15 %


x = 342 g
Mas 94 g de água já foram utilizadas para diluir a soda, logo deveremos
utilizar 248 g de água para diluir o açúcar.
Cálculo do açúcar
Melhor que a glicerina como agente de transparência, mas quando em excesso
também produz sabonetes que suam.
Em nosso exemplo, a quantidade de açúcar deve ser calculada pela regra
de três:
2.280 g 100 %
x 15 %


x = 342 g
Evidentemente a proporção de cada um dos solventes pode ser alterada a
gosto, bem como a proporção de solvente e massa de sabonete, desde a massa de
“sabão verdadeiro” fique entre 40 a 60 % e que seja respeitado os limites de cada
solvente. A seguir algumas observações importantes:
 A utilização de óleos, como o de soja, algodão, milho, canola, amendoim,
entre outros, melhora a espuma e deixa o sabonete mais macio.
 O sabonete transparente não deve ter muito álcool, pois ele poderá
murchar. Assim, percentagens menores de álcool produzirão melhores
sabonetes. É comum, para evitar que ele murche substituir parte do
álcool metanol por outros álcoois menos voláteis, como o propileno glicol
e dipropileno glicol, que também facilitam no rederretimento da
massa.
 A glicerina utilizada deve ser de boa qualidade para evitar odores desagradáveis
ou acentuar a coloração amarelada na massa.
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
10
 O óleo de mamona contribui significativamente para a transparência da massa.
 Para deixar o sabonete mais espumoso pode-se acrescentar lauril éter sulfato de sódio, que é um detergente sintético.
 Podem-se produzir sabonetes transparentes, sem alguns dos ingredi-entes sugeridos. Assim, existem sabonetes transparentes sem açúcar, sem glicerina adicional ou sem álcool.
Base glicerinada licerinada licerinada
Os sabonetes glicerinados, são aqui definidos como aqueles que recebem glicerina e outros solventes para diluir a massa base do sabonete comum, além de alguns ingredientes próprios dos sabonetes e, inicialmente são transparentes, mas podem se tornar opacos, com o acréscimo de pigmento branco de óxido de titânio ou óxido de zinco.
Desta forma mantém as mesmas características e facilidade de trabalho dos sabonetes glicerinados transparentes, mas atende ao gosto dos que preferem os opacos e permite ampliar seu uso no artesanato.
Devemos lembrar que, a princípio, na base de sabonete comum não deve haver nem excesso de material graxo, nem excesso de soda, ou o sabonete corre o risco de não ficará transparente.
Veremos a seguir como produzir a base glicerinada a partir dos componen-tes básicos. Este processo consiste em duas etapas: na primeira faremos a massa básica de sabonete e na segunda mostraremos os procedimentos para deixá-la transparente.
Observações
A qualidade final do produto está diretamente relacionada à qualidade do material utilizado e do rigor com que a técnica é seguida. Assim, óleos já utilizados em frituras ou sebo bruto só devem ser usados após tratamento adequado.
Em nenhuma hipótese utilize álcool metílico, pois é um produto ex-tremamente tóxico.
Como estamos lidando com soda, hidróxido de sódio, que é uma substância corrosiva, então se deve utilizar luvas para prevenir contato de respingos com a mão e avental para evitar respingos nas roupas e no corpo. Da mesma forma os óculos de segurança reduzem a chance de algum acidente mais sério ocorrer.
Como iremos trabalhar com álcool e fogo ao mesmo tempo, devemos ter muita atenção para evitar que o álcool pegue fogo e conseqüentemente, graves queimaduras.
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
11
Purificação do Purificação doPurificação do sebosebo sebo
O sebo bovino ou de carneiro ainda é muito utilizado para fazer sabonete no Brasil. Este sebo pode ser comprado em ramas (natural) nos açougues, frito nos mercados ou clarificado em lojas especializadas.
O sebo em ramas é o mais barato, mas vem misturado com pelancas e ou-tras partes descartadas no açougue, sendo necessário fazer um processo de sepa-ração do mesmo. A seguir está ilustrado o processo de purificação deste material:
1. Deve-se lavar o sebo em ramas e colocá-lo em uma panela.
2. O material deve ser frito.
3. Os pedaços sólidos grandes são retirados manualmente.
4. Após a temperatura do sebo diminuir, os pequenos pedaços devem ser coados em uma peneira ou em tecido de algodão.
5. O material ao solidificar ficará com aparência de sujo e odor de gordura frita.
6. Derrete-se novamente o sebo e acrescenta água na proporção de 1 litro de água para 3 quilos de sebo, colocando 3 colheres de hipoclorito de sódio (Qboa ou Cândida) para cada quilo de sebo.
7. Deixa-se o sebo solidificar.
8. Retira-se a água que está no fundo e tem-se o sebo purificado.
9. Pode-se ainda derreter o sebo mais uma vez para tirar todo o resíduo de água.
O sebo frito comprado em mercados deve também ser purificado, utilizan-do-se os passos 6 a 9. O material resultante é conhecido como sebo purificado e deve ter cor bem clara e cheiro que lembra vela.
Já o sebo clarificado recebe tratamento especial, sendo aquecido com uma substância conhecida como terra de clarificação ou terra ativada, para retirar os pigmentos naturais do sebo.
Na produção do sabonete podemos substituir o sebo por igual quantidade de banha de porco.
Purificação do óleo
O mais adequado é utilizar óleo de boa qualidade e ainda não utilizado para fins de fritura. Contudo se o desejo é fazer o aproveitamento de óleos de fritura o
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
12
mesmo deve ser purificado antes do uso na produção do sabonete. A purificação do óleo utilizado para fritura se faz de forma semelhante:
1. Côa-se o óleo, separando as partes sólidas.
2. Acrescenta-se 1 litro de água quente para cada 3 litros de óleo.
3. Acrescentam-se 3 colheres de sopa de hipoclorito de sódio por litro de óleo.
4. Agita-se bem e deixa descansar por uma semana.
5. Após este período, retira-se o óleo da parte superior com um sifão ou com uma concha e descarta a água e uma fina camada de óleo que es-tiver em contato com a mesma.
Produzindo a massa base trans-parente
Equipamentos
Os equipamentos podem variar muito. A seguir uma dica de equipamento simples e barato para a produção de sabonetes artesanais caseiros.
 2 tachos esmaltados, o menor com capacidade mínima de 15 Litros e o outro com capacidade mínima de 20 li-tros, para o banho-maria.
 1 colher de aço, plástico duro ou de madeira, com cabo
longo, para agitar a massa.
 1 fogão a gás caseiro, industrial, fogão a lenha ou fogareiro.
 1 termômetro de álcool, mercúrio ou digital, com capacidade de leitura
de até 120 °C.
 1 mixer.
 1 avental.
 1 óculos de segurança.
 1 luva plástica.
 Papel para medir o pH.
 1 borrifador de plástico.
 1 balança de cozinha.
 1 copo medidor de volumes.
 Formas para secar a massa.
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
13
Materiais
Os materiais serão divididos em três grupos: as gorduras (e óleos), os sol-ventes e a solução de soda.
Solução de soda
 910 g de água.
 910 g de soda 99.
Gorduras
 4.500 g de sebo bovino purificado.
 1.000 g de óleo de soja purificado.
 1.000 g de óleo de mamona.
Solventes
 2.200 g de álcool de cereais.
 1.200 g de glicerina.
 2.300 g de açúcar cristal claro.
 1.390 g de água.
Outros
 Ácido cítrico para controlar o pH, caso seja necessário.
 0,200 L de lauril sulfato de sódio (opcional).
 90 g de dióxido de titânio, se desejar fazer sabonete glicerinado opaco.
Procedimentos na produção da massa base para sabonete
1. Pesar o sebo e os óleos.
2. Colocar o sebo no tacho esmaltado e aquecer em banho-maria até que es-teja totalmente derretido, acrescente o óleo e deixa a temperatura ficar em torno de 75 ºC.
3. Pesar a soda e medir a quantidade de água para sua dissolução.
4. Colocar em uma vasilha a água e em seguida adicionar a soda, mexendo até ela esteja toda dissolvida.
o Não utilizar água quente neste processo.
o Observe que a solução irá se aquecer sozinha, cuidado para não se queimar ao tocar na vasilha.
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
14
o Evite respirar os vapores produzidos, pois são tóxicos.
o Jamais coloque água sobre a soda, pois poderá espirrar em você.
5. Deixe a temperatura da solução de soda ficar em torno de 70 ºC. Então adicione lentamente a solução de soda à gordura enquanto mexe a mistu-ra vigorosamente com uma colher.
6. Misture a massa até ela ficar com uma aparência cremosa, semelhante a uma polenta mole (ponto de traço).
7. Quando atingir o ponto, deixe a massa cozinhando por cerca de uma hora até toda massa estar gelificada, parecendo um creme semitransparente.
Deixando a massa transparente
1. Quando a massa estiver toda gelificada acrescente o álcool lentamente e mexa-a até que esteja totalmente dissolvida.
o Tome cuidado para não por fogo no álcool.
o Nunca use a garrafa de álcool diretamente para transferir o con-teúdo, passe o álcool para uma vasilha e depois transfira para a panela.
o Caso seja necessário use o mixer para ajudar a dissolver a mas-sa.
2. Em seguida acrescente a glicerina.
3. Por fim acrescente a solução de açúcar e misture bem a massa de sabone-te que esteja totalmente líquida.
4. Desligue o fogo do banho-maria, deixe a massa descansar um pouco, até que não tenha mais bolhas de ar em seu interior e fique transparente.
5. Acrescente o lauril, caso deseje um sabonete mais espumoso. Porém, ele deixará de ser um sabonete natural, pois o lauril é sintético.
6. Se desejar fazer uma massa glicerinada branca, e não transparente, pode acrescentar o dióxido de titânio e agitar até dissolver completamente.
7. Passe a massa por uma peneira coberta com meia de seda ou nylon e transfira para uma forma grande.
8. Após a massa estar seca, desenforme e deixe em local arejado por apro-ximadamente uma semana, para que ocorra a cura da massa.
Clareando a massa
1. Derreter a massa novamente.
2. Deixar esfriar até a temperatura de 40 °C.
Massa base para sabonetes: fabricando sabonetes sólidos
15
3. Adicionar cerca de 30 mL de água sanitária por quilo de massa.
4. Misturar bem para tirar a cor.
5. Deixar esfriar na forma.
Observações
 Para uma massa base glicerinada opaca deve-se acrescentar 20 g de dióxido de titânio (um corante branco) para cada quilo de massa.
Tabela de índice de saponificação
Materiais graxos
Fator de multiplicação para
Óleos, ceras e gorduras
Calcular a soda
Ácido esteárico
0,1430
Ácido oléico
0,1400
Banha de porco
0,1410
Breu
0,1340
Cera de abelha
0,0670
Cera de carnaúba
0,0570
Óleo/Gordura de cabra
0,1670
Óleo/Gordura de frango
0,1420
Lanolina
0,0760
Manteiga
0,1620
Manteiga de cacau
0,1380
Óleo de algodão
0,1390
Óleo de amêndoas doces
0,1390
Óleo de amendoim
0,1370
Óleo/Gordura de babaçu
0,1750
Óleo de canola
0,1240
Óleo de coco
0,1910
Óleo de germe de trigo
0,1310
Óleo de girassol
0,1350
Óleo de jojoba
0,0660
Óleo de linhaça
0,1360
Óleo de mamona (rícino)
0,1290
Óleo de milho
0,1370
Óleo de oliva
0,1353
Óleo/Gordura de palma
0,1420
Óleo/Gordura de palmiste
0,1750
Óleo de soja
0,1360
Sebo de bovino
0,1400
Sebo de ovelha
0,1390

Nenhum comentário:

Postar um comentário