quinta-feira, 4 de julho de 2013

Farmacotecnica de Cosméticos

Introdução:
Desde a remota antiguidade o homem tem buscado ba natureza substâncias que o possam auxiliar na conservação da juventude, retardando o aparecimento dos sinais da idade. Plantas, sementes, mel, cereais, argila, são usados como cosméticos a muito tempo. Com o desenvolvimento da industria de cosméticos, estes produtos foram relegados a segundo plano.
Porém, notando o prejuízo causado pelo uso abusivo de algumas substancias, o homem voltou a se interessar por produtos naturais, que causar menor impacto a saúde e do meio ambiente.
Em tempos de tecnologia avançada sofisticadas e processos avançados de automatização, haverá aquelas que possam ver na manipulação de cosméticos, com suas técnicas artesanais de produção, um retrocesso ou uma volta ao passado. Diríamos a estes que o termo correto para esta suposição, seria de volta do futuro. A razão é obvia pois a manipulação resgata a presença e a essencialidade do especialista, possibilita o profissional da química a personalização da formula e fornece ao cliente um medicamento sob medida, individualizado.
Atende assim, ao anseio do homem contemporâneo – o de ser tratado como ser único – na contra mão da massificação imposta pelas tecnologias de alta produtividade.
Com esse curso, se uma pessoa quiser produzir seus próprios cosméticos, ou mesmo ao escolher seu cosmético industrializado, ela terá conhecimento para a escolha do produto mais adequado a suas características fisiológicas. Também foram selecionadas para este curso as plantas mais utilizadas, como descrição de suas propriedades e as formas de uso.
Muitas pessoas são alérgicas a cosméticos, muitas vezes isto ocorre por causa dos conservantes, corantes e perfumes utilizados. Quando estes produtos são preparados em pequenas quantidades em formulações especificas, estes aditivos não precisam ser usados.
“Aquilo que guardamos para nós, acabamos perdendo um dia; aquilo que damos, conservamos às vezes, para sempre”.
Curso de cosméticos
1º) Aspectos Gerais das formulações para uso tópico
pectos cosm sempre.”dendo um iuilo que damos, conservamos as vezes , para sempre.s. odutos naturais, que causar menor impacto
Destinam-se a serem aplicadas sobre a pele e mucosas acessíveis, com uma função terapêutica ou protetora.
Ações na Pele a) ANTINFLAMATÓRIA: diminui o edema, eritema e a sensibilidade b) ADSTRINGENTE: produz a vaso constrição local e a coagulação de albuminas. c) EMOLIENTE: suaviza a pele prevenindo o ressecamento d) DUBEFACIENTE: produz vaso dilatação local e) QUERAFOLÍTICA: dissolve formações queratoliticas f) QUERATOPLÁSTICAS: promove a renovação do epitélio g) PIGMENTOGÊNEA: estimula a produção de melanina h) DESPIGMENTOGÊNEA: inibe a produção de melanina facilita a remoção de manchas i) ANTIACTÍNICA: protege a pele contra os efeitos da radiação solar.
2º) Veículos para Medicações Tópicas
Produtos da dissolução de qualquer substancia em um líquido, ou mistura de líquidos, formando um sistema homogêneo.
Veiculo mais comuns: água e misturas de álcool/água. Ex.: solução formol 5%, solução de minoxidil a 2% etc.
b) SUSPENSÕES
Dispersão de um pó em um líquido, que nele seja insolúvel. Ex.: suspensão de enxofre, suspensão de calamina etc.
c) EMULSOES
Preparações de aspecto leitoso, obtidas pela dispersão de duas fases não miscíveis (óleo e água).
d) POMADAS
Preparações constituídas exclusivamente por um ou mais corpos graxos de consistência mole.
Ex.: Pomada simples (vaselina + lanolina) e) PASTAS
Preparações constituídas por um veículo aquoso ou oleoso incorporadas de 20% a 50% de substâncias pulverulentas não solúveis
Ex.: Pasta d’água (veiculo aquoso) Pasta de oxido de zinco (veículo oleoso) f) GELES
Dispersões semi-sólidas transparentes que liquefazem ao contato com a pele, deixando uma camada delgada não gordurosa.
São obtidos por dispersão de materiais mucilaginosos naturais ou sintéticos (Agar, gelatina, metrecelulose, hidroxi-etilcelulose (natrosol) pectina, plietilenoglicol, carbopol, etc.) na água, ou mistura de água e ouros solventes.
Ações de Ativos na Pele Anticaspa e Antiseborréico
Fármaco Concentração Forma Farmacêutica Sulfeto de Selênio 2,5% Shampoo
Tintura de LCD 5% Shampoo e Loção Óleo de Cadê 2% Shampoo e Loção Ácido Salícilico 1-3% Shampoo e Loção Enxofre 1% Shampoo e Loção
Estimulantes do crescimento capilar:
Substâncias rubefacientes ou revulsivas e vasodilatadoras, são utilizadas para estimular o folículo piloso, promovendo crescimento capilar em casos de alopecia hereditária dependente de androgênios (calvície padrão masculina ou feminina).
Fármaco Concentração Forma Farmacêutica Minoxidil 1-3% Solução Pilocarpina 0,01-0,1% Solução Tintura de Cantarida 10-15% Solução Tintura de Jaborandi 10-40% Solução Tintura de Cápsico 10-15% Solução Hidrato de Cloral 5-10% Solução
Dermatomicoses: Tinha, Oncomicose, Micose interdigital (pé de atleta), Micose inguinal.
Fármaco Concentração Forma Farmacêutica Miconazol 1-2% Creme ou Loção Clotimazol 1% Creme ou Loção Tolnaftato 1% Creme ou Solução Ácido Undecilênico 1-10% Creme ou Solução Enxofre 3% Pomada Ácido Salicílico 6% Creme, Pomada, Solução
Pytiriase versicolor
Fármaco Concentração Forma Farmacêutica Sulfeto de Selênio 2,5% Suspensão Piritionato de Zinco 1-2% Suspensão Hiposulfito de Sódio 40% Solução Propilenoglicol 50% Solução Ácido Salicílico 2-6% Pomada ou Loção Iodo 1% Solução
Antimicótico
As micoses são causadas por fungos e podem ser divididas em superficiais e profundas. Nas superficiais, que são as que nos interessam, o fungo se localiza sobre a pele ou redor dos pelos, ou penetra apenas na camada externa da epiderme (camada córnea) ou na raízes dos pelos e nas unhas. Entre as micoses superficiais as mais comuns são: candidiase, dermatomicoses (tinha, onicomicoses, micose interdigital ou inguinal) e pytiriase versicolor (micose de praia)
Fármaco Concentração Forma Farmacêutica Miconazol 1-2% Creme ou loção Clotrimazol 1% Creme ou loção Nistatina 100.000UI/g Creme ou pomada Violeta de Genciana 1-2% Solução Cetconazol 0,1-0,2% Creme ou shampoo Bifonazol 0,1% Solução spray
Produtos da dissolução de qualquer substancia em um líquido, ou mistura de líquidos, formando um sistema homogêneo, para fins de aplicação na pele e couro cabeludo.
Veículos mais comuns: Água e misturas de Álcool/Água
Formulas Orientativas: Loção de Minoxidil a 2%
Álcool a 70%q.s.p 100 ml

Minoxidil 2 g Propilenoglicol 5 ml
Solução antimicótica
Álcool a 96ºq.s.p 100 ml

Iodo 1 g Ácido benzóico 2 g Ácido Salicílico 3 g
Solução de clindamicina
Água destiladaq.s.p 100 ml

Cloridrato de clindamicina 2 g Propilenoglicol 5 ml Álcool isopropilico 70% 50 ml
Existe, também, uma classificação das matérias-primas de acordo com a função ou efeito cosmético. Elas podem ser tensoativas, emolientes, umectantes, espessantes, hidratantes, conservantes, quelantes, perfumes, corantes e pigmentos.
Tensoativas
São substâncias que possuem em sua estrutura molecular gurpos hidrofílicos, com afinidade pela água, e grupos lipofílicos, com afinidade por lipídeos. Por isso, são capazes de diminuir a tensão superficial de um sistema. As substâncias tensoativas tem as seguintes propriedades:
- Umectância: é a capacidade que uma substancia líquida possui de umedecer ou molhar uma superfície sólida.
- Detergencia: é a capacidade que uma parte da molécula (o grupo polar) possui de arrastar detritos e impurezas de um superfície.
- Espumógena: capacidade de produzir espuma.
- Estabilização da espuma: alguns tensoativos tem a propriedade de mantes a espuma por algum tempo, evitando que logo desapareça.
Emolientes
Evitam ou atenuam o ressecamento da pele. Essas substâncias amaciam e suavizam a pele.
Umectantes
Essas substâncias tem a capacidade de absorver água do ambiente, molhando a superfície da pele, o que melhora a sua aparência.
Espessantes
Servem para dar viscosidade ao produto ou conferir-lhe a forma de gel.
Hidratantes
São substâncias higroscópicas intracelulares. Elas são diferentes dos umectantes porque intervem no processo de reposição de do teor de água da pele de maneira ativa, ao contrario dos umectantes que são passivos.
Conservantes
Preservam os produtos de oxidaço~es e ataques microbianos.
Quelantes ou seqüestrantes
Complexam íons metálicos polivalentes, como o cálcio e o ferro.
Através da ação dos quelantes, esses íons são removidos da solução e ficam ligados a uma estrutura cíclica bastante estável. Os seqüestrantes são importantes nas fórmulas de xampus para evitar que o íon cálcio interfira na formação de espuma.
Perfumes
Para aromatizar os cosméticos. Podem ser de origem vegetal (essências de plantas), animal (almíscar e âmbar) e sintética.
Corantes
Conferem cor ao produto. Os corantes podem ser naturais ou sintéticos. Os pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos.
A tabela 1 traz uma lista de matérias-primas classificadas de acordo com sua função e as formas cosméticas em que são utilizadas.
Tabela 1. Principais matérias-primas de uso em cosmética CATEGORIA FUNÇÃO/NOME FORMAÇÃOCOSMÉTICA
Aniônicos
• Sabão de ácidos graxos
• Lauril sulfato de sódio (ou de TEA ou de amônia)
• Lauril éter sulfato de sódio (ou de TEA ou de amônia)
• Lauril éter sulfosuccinato de sódio
Sabonete cremosos
Loções de limpeza, sabonetes cremosos. São também utilizados para o “amolecimento de comedões”.
Mesmo uso que os anteriores, sendo menos agressivo.
Catiônicos
• Composto de amônio quaternário: cloreto de trimetil amônio (CETAC) ou brometo (CETAB)
• Sais de dialquil dimetilamônio
• Cloreto de benzalconio
Antimicrobianos, utilizados em desodorantes e em alguns xampus anti-caspa.
Condicionador para os cabelos.
Idem anterior.
Não-Iônicos
• Monoetanolamidas e dietanolamidas de ácidos graxos de coco
• Mono e diestearato de etilenoglicol
• Estearato de polietilenoglicol
Mono e deistrearato de glicerila
Xampus, como agente sobreengordurante, estabilizador de espuma, doador de vicosidade.
Sabonetes líquidos.
Xampus como agente perolizante.
Emulsificante
Anfóteros
Betaína de coco, cocoamidopropil betaína, coco carboxianfoglicinato de sódio
Usados em cremes, loçoes cremosas, sabonetes líquidos, xampus mais suaves (infantis).
Géis higienizantes.
EMOLIENTES Hidrocarbonetos Aparecem praticamente oleosos/ceras
Óleo mineral, vaselina, parafina, ozoquerita, ceresina, polietileno, esqualene
Ácidos carboxílicos graxos
• Saturados: láurico, esteárico, mirístico, palmítico, etc.
• Insaturados: oléico, linoléico, etc.
Álcoois graxos
• Saturados: laurílico, cetílico, estearílico, mirislico, etc.
• Insaturados: oleílico, etc.
• Esteróis Colesterol e derivados
Ésteres de ácidos graxos e glicerol
Glicéridos:graxos e glicerol mono e diglicéridos (mono e diestearato de glicerila) em todas as formulações: cremes emulsionados água em óleo e óleo em água; cremes anidros (baton, blush em bastão e em cremeente em todas as formulaquerita, ceresina, polietileno, esqualene,e
); emulsões fluidas (leite e loções cremosas) e em demaquilantes.
Triglicéridos
Óleos vegetais fixos (de abacate, semente de uva, girassol, macadâmia etc.
Ésteres de ácidos graxos e álcoois graxos sintéticos
(líquidos ou pastosos Miristato de isopropila, palmitato de isopropila
Ceras ou céridos
Cera de abelha, espemacete (animal), cera de carnaúba, candelila (vegetal), estearato de cetila (sintética), etc.
Estéridos
Lanolina anidra e derivados
Silicones oleosos
Dimetilpolisilane e seus copolímeros
Fosfolipídeos
Lecitina: emoliente que possuui um bom poder de penetração na pele.
Amidos de ácidos graxos e etoxilados
UMECTANTES Propilenoglicol
Glicerina Etilenoglicol Polietilenoglicol lactatos
Praticamente em todas as formas cosméticas: cremes loções, géis. Também auxiliam a boa aparência dos cremes.
HIDRATANTES Polissacarídeos Cremes, soluções ionizáveis, loções, loções
Ácido hialurônico
Mucilagem (extrato de Aloe Vera, algas, etc.)
Aminoácidos e proteínas
PCA (ácido pirrolidin carboxílico)
Hidrolisado de colágeno, elastina etc.
Proteínas conjugadas glicosaminoglicanos (pentaglicanos) cremosas, pós, etc
ESPESSANTES Inorgânicos
Silicatos coloidais (bentonita, veegun, etc.)
Derivados da celulose
Carboximeticelulose, hidroxieticelulose, etc.
Polímeros
• Vinílicos: carbopol, álcool polivinílico.
Polissacarídeos: amido, agar-ágar, carragenatos, gomas (guar, karaya, tragacante), alginatos, etc.
Praticamente em toda forma cosmética que precisa aumentar sua viscosidade e, em particular, para a formação de géis.
PRESERVANTES Ésteres do ácido benzóico com função
Fenólica ou parabenos p-hidroxibensoato de metila (nipagim) p-hidroxibenzoato de propila (nipasol)
Os preservantes praticamente aparecem em todas as formulações e a escolha de um deles ou associação de vários dependerá do pH de outros itens da formulação (por causa da compatibilidade, etc.) também existem os de etila e butila
Outros grupos
Imidazolidinilurea (germall)
Isotiazolonas Álcool benzílico
Álcool etílico (acima de 20%)
Fenoxietanol p-clorometaxilenol
ANTIOXIDANTES BHT-Ter-butil hidroxitolueno
BHA-Ter-butil hidroxianisol
Vitamina C (ácido ascórbico)
Vitamina E (tocoferol)
Hidroquinona, bissulfito de sódio, etc.
Aparecem nas várias formas cosméticas; a escolha vai depender do uso a que se destina o cosmético.
SEQUESTRANTES EDTA-Etilenodiamino tetracético ou seqüestrol ou versene
Ácido cítrico, ácido fosfórico e derivados
Nota: os ácidos cítrico e fosfórico são utilizados como sinérgicos para alguns antioxidantes
Cremes, sabonetes e, principalmentes, xampus.
Alguns reagentes importantes Trietanolamina, C6H15O3N
Monoetanolamina + dietanolamina + trietanolamina
OHH

CH2-CH2OH
OHH
OHCH2-CH2OH

Líquido incolor ou amarelo, viscoso e higroscópico Solúvel em água, etanol, glicerina e acetona Pouco solúvel em óleos Escurece quando exposta a luz
Agente emulcionante (promover a mistura entre as fases aquosa e oleosa)
Propilenoglicol, 1, 2 – propanodiol
Incolor, viscoso, miscível em água
Miscível em óleos e essências (propriedade de segurar a essência do produto)
Agente umectante (estabelece pontes de hidrogênio com as moléculas de H2O)
Ácido esteárico / octadecanóico (C18H36O2)
Sólido branco Pouco solúvel H2O, solúvel álcool etílico (1:21) e no benzeno (1:5) Usado na preparação de tópicos (uso externo) Evanecentes (que “somem” na pele) Emulcionante / e doador de consistência.
Monoesterato de glicerina Sólido branco em escamas
Pf = 50º C e 60º C Insolúvel em água e solúvel em álcool, benzeno, éter e óleos Característica do creme / estabilizador de vicosidade
Cera branca de abelhas
Ésteres de ácidos graxos, acíclicos, saturados ≠ monoesterato Consistência e cremes e pomadas Lubrificantes
Óleo mineral
Mistura de hidrocarbonetos líquidos obtidos do petróleo Emoliente e redutor de consistência
Óleo de amêndoas
Deixa a pele macia É rico de vitamina A e E (antioxidantes
Óleo de silicone
Hidrófobo (impede que o creme seja retirado da pele) Protege da radiação ultra violeta
Nipazol (propil/p-hidroxibenzoato de n-propile)
Conservante na fase oleosa Antifúngico (0,02 a 0,1%) C10H12O3
Nipageim (metillparabeno ou p-hidroxibenzoato de metila)
Conservante na fase aquosa Anti-séptico (0,05 a 1%) C8H8O3
Colágeno (proteina dos tecidos contuntivos)
Fortalece e regenera a pele
Uréia (carbamida, carbodimida)
Cicatrizantes / hidratantes Para pele seca e rachada
Matérias-primas naturais
As matérias-primas naturais tem a vantagem de serem facilmente encontradas. Muitas delas são alimentos comuns, como frutas, hortaliças, mel e cereais, outras são ervas medicinais que podem ser cultivadas em casa. Esse tipo de matéria-prima pode ser usada em preparados estritamente domésticos ou pode fazer parte de formulações mais complexas, encontradas no mercado. A Tabela 2 contém uma relação de vegetais e suas propriedades como agentes cosméticos para a pele e para o cabelo.
Tabela 2. Vegetais e seu uso nos tratamentos de beleza ESPÉCIE PROPRIEDADES COMO USAR
Abacate Pele: restaura reservas oleosas, remove impurezas da pele
Cabelo: para cabelos secos
Máscaras feitas com a polpa para pele e cabelos; óleos, cremes e loções (0,1-5%)
Abacaxi Pele: rejuvenescedor pe contém enzimas
Máscaras faciais para peles ásperas
Agrião Pele: anti-acne, para pele oleosa
Cabelo: anti-caspa e antiqueda
Loções desinfetantes para peles acnéicas, cremes para peles oleosas, xampus e sabonetes (2-3%)
Loções tônicas (2-5%)
Alecrim Pele: limpa e estimula a circulação, anti-acne
Cabelo: contra queda, anti-caspa, para estimular o crescimento e escurecer
Vaporização, tônicos, máscaras, sabonetes, enxágüe dos cabelos, banho (até 10% de óleo essencial), loções capilares e dentifrícios (até 3% de extrato glicólico), xampu (até 5% de extrato glicólico)
Alface Pele: emoliente, cicatrizante, calmante
Máscara facial para repouso, máscara contra irritação dos olhos alfazema Pele: limpa, amacia e acalma, contra acne
Cabelo: aromatizante, para cabelos oleosos
Produtos para banho, xampus, sabonetes, géis, máscaras, loções, óleos para o rosto (até 10%)
Alho porró Pele: cicatrizante
Amêndoa Pele: amacia, clareia e suaviza
Banhos enriquecidos fricções em joelhos ressecados, removedores de cravos, loções faciais e preparados para limpar a pele
Amora preta Pele: as folhas são adstrigentes
Loções para tecido cutâneo cansado, banhos enriquecidos arnica Pele: tônico, estimulante e Xampus, loções capilares, sabonetes, géis (2-10% de adstriente
Cabelo: estimula o crescimento, combate a oleosidade extrato glicólico ou tintura hidroalcoólica) artemísia Pele: relaxante
Aveia Pele: nutre e remove a sujeira entranhada no poros, clareia a cútis
Removedores de rugas de impurezas, banhos enriquecidos, usada para lavar o rosto (pele oleosa)
Babosa Pele: emoliente, umectante, calmante e bactericida, hidratante
Cabelo: fortalece, antiqueda, anti-caspa
Xampus para cabelos secos e anti-caspa; sabonetes, cremes e loções faciais (até 30% de gel fresco)
Bardana Pele: cicatrizante, para manchas, adstrigente, calmante
Cabelo: contra caspa, seborréia, queda de cabelos
Vapores faciais para pele manchada, xampus, tônicos capilares, cremes e loções para peles oleosas (1-3% de ext. glicólico ou decocto) boldo Pele: calmante
Calêndula Pele: anti-inflamatória, anti-alérgica, cicatrizante e protetor solar
Cremes e loções para peles sensíveis produtos pósbarba e pós-depilação, produtos para cabelos, sabonetes (5-10%)
Camomila Pele: adstrigente, calmante, anti-alérgica, cicatrizante, emoliente, protetor solar, antiinflamatória
Cabelo: clareador e dá brilho
Xampus, sabonetes e banhos de espuma (2-5%); cremes, loções e géis para peles delicadas, produtos infantis (5-12%), tônicos, vapores faciais, produtos para higiene bucal (3-5%) capuchinha Cabelo: anti-caspa, antiseborréico, estimulante da circulação periférica
Xampus, tônicos capilares (1-6%)
Castanha do pará
Pele: lubrificante, nutriente, emoliente,
Xampus cremes, máscaras, loções (2-5%) contra manchas, pele seca e envelhecida
Cabelo: opaco, quebradiço
Cavalinha Pele: anti-acne, adstrigente, tonificante, anti-inflamatória, contra celulite e estrias
Cabelo: anti-queda
Xampus, loções capilares, cremes anti-celulite e antiestrias, loções adstrigentes (4-6%)
Cebola Pele: puxa as impurezas dos poros e elimina as bactérias
Centelha Pele: anti-rugas, cicatrizante, antiinflamatória, tratamento de celulite
Géis, cremes e loções suavizantes (2-5% de ext. glicólico)
Confrei Pele: cicatrizante, emoliente, anti-rugas, antiacane
Cabelo: anti-caspa
Erva doce Pele: remove impurezas, anti-rugas
Funcho Pele: purgatvo, desintoxicante, calmante, indicado para pele grossa e porosa
Massagens, compressas, banho
Gergilim Pele: amacia, refresca, protetor solar, rejuvenesce pele cansada
Cremes, máscaras, loções cremes de limpeza e nutritivos (1-5%)
Germe de trigo
Pele e cabelo: para peles e cabelos secos, que necessitam regeneração, nutrição e elasticidade
Cremes e loções nutritivas e emolientes, xampus, sabonetes, loções capilares e condicionadores (2-5% de óleo)
Guanxuma (Sida sp.)
Pele: emoliente, tônico, adstrigente, elimina impurezas
Cabelo: oleosidade excessiva, queda de
Xampus para cabelos oleosos e para dar volume, sabonete, chás para enxágüe cabelos, volume e maciez
Hera Pele: celulite
Cabelo: para escurecer
Óleo de massagem (8-12% de ext. glicólico); loções (6- 9% de ext. glicólico), xampus para cabelos normais (2-5% de ext. glicólico)
Hortelã Pele: enrijecedor, refrescante, adstrigente
Vapores para tratamento facial, banhos enriquecidos, refrescante para pele no verão
Limão Pele: clareador, adstrigente, estimulante da acidez, refrescante
Cabelo: clareador
Restauradores da película ácida da pele; dentifrícios; preparados para limpar as mãos, enxaguar ou clarear os cabelos e loções faciais para pele oleosa
Malva Pele: anti-rugas, refrescante, hidratante, calmante, emoliente
Loções e cremes (5-10% de ext. glicólico)
Manjegircão Pele: hidratante Cabelo: aromatizante
Manjerona Pele: hidratante Cabelo: aromatizante
Marcela do campo Pele: pele delicada
Cabelo: estimulante da circulação capilar, contra queda, clareador
Xampus e sabonetes: 2-5% de ext. glicólico
Enxágüe dos cabelos: chá a 5%
Melissa Pele: revigorante, anti séptica, descongestionante
Cabelo: revigorante
Mil-folhas Pele: adstrigente, tratamento de pele oleosa
Tônicos capilares, xampus (2-5% de ext. gligólico); cremes e loções ingantis (1- 5% de ext. glicólico)
Morango Pele: amaciante, clareador e nutritivo Máscara e loções faciais
Pepino Pele: calmante, emoliente, tonificante e refrescante
Loções para pele oleosa, tonificante para pele cansada, loções e máscaras para tratamento geral
Pfafia (ginseng brasileiro)
Pele: cicatrizante, regenerador celular, Tonico, estimulante
Cabelo: Tônico
Cremes, loções, géis, xampus: 1-5% do extrato glicólico
Rosa Pele: suaviza e amacia
Sabugueiro Pele: as flores são adstringentes; as folhas amaciam, clareiam e enrijecem a pele, para peles secas
Cabelo: amaciante clareador
Loções para peles sensíveis, ásperas ou envelhecidas (5- 20% de ext. glicólico ou 10% com vinagre de maça)
Salsa Pele: anti-rugas, calmante das pálpebras, para peles oleosas
Cabelo: brilho salsaparrilha Pele: tonificante
Sálvia Pele: tonificante, antirugas, anti-séptica, pele oleosa e acnéica
Cabelo: escurecedor, anticaspa, anti-seborréica, estimulante do crescimento capilar
Tintura capilar, banhos enriquecidos, loções adstringentes, xampus, produtos para higiene bucal cremes (2-5% de ext. glicólico)
Tansagem Pele: adstringente, cicatrizante e emoliente
Máscaras, banhos enriquecidos, tônicos faciais (decocto)
Tomate Pele: estimulante, depurativo e clareador
Máscara faciais para pele áspera, escura ou oleosa urtiga Pele: acne
Cabelo; tonificante, estimula o crescimento, anti-queda, anti-caspa
Cremes, loções, géis e xampus (2-10% de ext. glicólico)
Alem dos vegetais, dispomos de outras matérias-primas naturais de origem animal e mineral, que serão listadas, a seguir, juntamente com suas propriedades e formas de utilização.
Argila
A argila ou barro é um ingrediente natural de grande valor. Devese escolher uma argila limpa, sem contaminações, serão o efeito será contrario ao esperado. Ela é anti-inflamatória, anti-séptica, antireumática, cicatrizante, emoliente, tonificante e refrescante. Pode ser usada em máscaras e compressas. Misturada com mel, pode ser usada para lavar o rosto, substituindo o sabonete. A argila não deve ser colocada sobre feridas abertas. Para esterilizar, deve ser colocada em forno quente, em vasilha refratária, durante uma hora. Conservar em frasco esterilizado, bem tampado.
São substâncias que possuem em sua estrutura molecular gurpos hidrofílicos, com afinidade pela água, e grupos lipofílicos, com afinidade por lipídeos. Por isso, são capazes de diminuir a tensão superficial de um sistema. As substâncias tensoativas tem as seguintes propriedades:
- Umectância: é a capacidade que uma substancia líquida possui de umedecer ou molhar uma superfície sólida.
- Detergencia: é a capacidade que uma parte da molécula (o grupo polar) possui de arrastar detritos e impurezas de um superfície.
- Espumógena: capacidade de produzir espuma.
- Estabilização da espuma: alguns tensoativos tem a propriedade de mantes a espuma por algum tempo, evitando que logo desapareça.
Emolientes
Evitam ou atenuam o ressecamento da pele. Essas substâncias amaciam e suavizam a pele.
Umectantes
Essas substâncias tem a capacidade de absorver água do ambiente, molhando a superfície da pele, o que melhora a sua aparência.
Espessantes
Servem para dar viscosidade ao produto ou conferir-lhe a forma de gel.
Hidratantes
São substâncias higroscópicas intracelulares. Elas são diferentes dos umectantes porque intervem no processo de reposição de do teor de água da pele de maneira ativa, ao contrario dos umectantes que são passivos.
Conservantes
Preservam os produtos de oxidaço~es e ataques microbianos.
Quelantes ou seqüestrantes
Complexam íons metálicos polivalentes, como o cálcio e o ferro.
Através da ação dos quelantes, esses íons são removidos da solução e ficam ligados a uma estrutura cíclica bastante estável. Os seqüestrantes são importantes nas fórmulas de xampus para evitar que o íon cálcio interfira na formação de espuma.
Perfumes
Para aromatizar os cosméticos. Podem ser de origem vegetal (essências de plantas), animal (almíscar e âmbar) e sintética.
Corantes
Conferem cor ao produto. Os corantes podem ser naturais ou sintéticos. Os pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos.
A tabela 1 traz uma lista de matérias-primas classificadas de acordo com sua função e as formas cosméticas em que são utilizadas.
Tabela 1. Principais matérias-primas de uso em cosmética CATEGORIA FUNÇÃO/NOME FORMAÇÃOCOSMÉTICA
Aniônicos
• Sabão de ácidos graxos
• Lauril sulfato de sódio (ou de TEA ou de amônia)
• Lauril éter sulfato de sódio (ou de TEA ou de amônia)
• Lauril éter sulfosuccinato de sódio
Sabonete cremosos
Loções de limpeza, sabonetes cremosos. São também utilizados para o “amolecimento de comedões”.
Mesmo uso que os anteriores, sendo menos agressivo.
Catiônicos
• Composto de amônio quaternário: cloreto de trimetil amônio (CETAC) ou brometo (CETAB)
• Sais de dialquil dimetilamônio
• Cloreto de benzalconio
Antimicrobianos, utilizados em desodorantes e em alguns xampus anti-caspa.
Condicionador para os cabelos.
Idem anterior.
Não-Iônicos
• Monoetanolamidas e dietanolamidas de ácidos graxos de coco
• Mono e diestearato de etilenoglicol
• Estearato de polietilenoglicol
Mono e deistrearato de glicerila
Xampus, como agente sobreengordurante, estabilizador de espuma, doador de vicosidade.
Sabonetes líquidos.
Xampus como agente perolizante.
Emulsificante
Anfóteros
Betaína de coco, cocoamidopropil betaína, coco carboxianfoglicinato de sódio