domingo, 24 de março de 2013

Elaboração de Sabonete Esfoliantes

INTRODUÇÃO
Um dos maiores órgãos do corpo humano, a pele apresenta uma área total que varia de 2.500cm2 (no nascimento) a 18.0 - 25.0 cm2 em um homem adulto. Sua espessura pode variar de 1,5mm a 4mmm, com peso médio (seca) de aproximadamente 2 kg a 4 Kg, e é composta por diferentes células e estruturas que trabalham de forma harmônica, garantindo assim suas funções (HARRIS et al,
A pele é dividida em dois tecidos principais: a epiderme (tecido epitelial mais externo) e da hipoderme, camada inferior contendo gordura (HARRIS et al, 2003).
A epiderme tem função protetora contra o ambiente externo. Os principais componentes são os queratinócitos, células especializadas que, além de produzir queratina, sofrem um processo de estratificação gerando os corneócitos (HARRIS et al, 2003).
A pele sofre descamação natural, que é resultado do processo de queratinização das células da epiderme. Para a renovação do extrato córneo (camada mais externa da pele) pode-se realizar a esfoliação (HARRIS et al, 2003).
A esfoliação é uma espécie de minipeeling, e consiste em uma ação mecânica dos grânulos dos esfoliantes, removendo as células mortas que ficam na última camada da pele. As células mortas acumulam óleo sobre a pele, criando uma fina película sobre os poros, e atraem bactérias podendo levar a alguns problemas dermatológicos como foliculites, cravos e espinhas (MACEDO, 2007).
Para o tipo de pele normal, mista e seca pode fazer esfoliação uma vez por semana. Para as oleosas, e com acne, recomenda-se fazer duas vezes por semana. A esfoliação é feita com movimentos firmes, circulares que abrangem toda área a ser esfoliada, e pode ser feita em todo o corpo (MACEDO, 2007).
A esfoliação tem várias funções como deixar a aparência da pele mais lisa, remoção de marcas e manchas, acnes, aspereza, além de estimular a renovação celular, com mais colágeno e hidratadas. A pele, após esse processo, tem um aproveitamento de quase 100% dos hidratantes (MACEDO, 2007).
A comprovação da eficácia das substâncias ativas usadas nos produtos cosméticos, bem como os efeitos ocasionados pelas formulações na pele humana têm sido objetos de estudo da comunidade científica, pois resultam no desenvolvimento técnico e científico da área cosmética, a qual vem evoluindo cada vez mais e ganhando espaço nesta época de valorização da qualidade de vida (LEONARDI et al, 2002).
A pesquisa em cosmetologia tem-se ampliado cada vez mais, devido à contribuição e parceria de várias áreas das ciências básicas e aplicadas, entre elas a farmacologia, dermatologia, histologia, anatomia, fisiologia, microbiologia, química e física (LEONARDI et al, 2002).
Durante as últimas décadas, ocorreu uma explosão de informações e avanços científicos relacionados à pesquisa cutânea, que tem beneficiado tanto os médicos dermatologistas como os profissionais que trabalham com o desenvolvimento de produtos cosméticos (LEONARDI et al, 2002).
6 2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Desenvolver e elaborar uma formulação cosmética.
2.2 Objetivos específicos
Elaborar um projeto para desenvolver um sabonete líquido gel abrasivo corporal com função esfoliante.
7 3 DESENVOLVIMENTO
Na busca do estímulo adequado para fazer com que consumidores adquiram seus produtos, a indústria de higiene pessoal, cosmética e perfumaria vem investindo em estratégias de marketing fazendo uso de palavras, imagens e conceitos para criar na mente do consumidor uma necessidade psicológica em experimentar o produto. Entretanto, existe a necessidade de fundamentar cientificamente os apelos inferidos aos produtos, tanto para justificá-los perante um consumidor, cada vez mais exigente, quanto para garantir o sucesso e a prosperidade da marca que deve cumprir a promessa do seu marketing.
Visando a necessidade de uma formulação que limpe, esfoliando suavemente a pele, deixando-a macia e perfumada, e um cuidado intensivo corporal, demonstramos abaixo duas formulações como referências.
Formulação 1: Sabonete Esfoliante Líquido para o Corpo Maracujá 200 mL
Composição Água, Lauril Sulfato de Sódio, Decil Glicosídio, Cupuaçu Amidopropil Betaína, Sílica, Crospolímero de Acrilatos/Acrilato de Alquila C10-30, Trietanolamina, Polietileno, Óleo de Maracujá Hidrofilizado (Passiflora edulis/incarnata),
Fragrância, Pó de Sementes de Maracujá (Passiflora edulis), EDTA Dissódico, BHT, Metilcloroisotiazolinona, Metilisotiazolinona, Álcool, CI 19140, Metilparabeno. Princípio Ativo: Betaína de Cupuaçú: ativo de limpeza da biodiversidade brasileira. Com semente de Maracujá (promove esfoliação delicada).
Formulação 2: Sabonete Líquido Esfoliante Beauty Med Shower 200 mL
Composição Água, Lauril Sulfato de Sódio, DEA cocoamido, Polietileno, Acrilatos, Crospolímero de Acrilatos/Acrilato de Alquila C10-30, Trietanolamina, Lauril Sarcocinato de
Sódio, Fragrância, Cloridrato de Hidroxipropiltrimônio, Extrato de Hamamélis (Hamamelis virginiana), Metilcloroisotiazolinona, Metilisotiazolinona.
9 3.1 Início dos testes da formulação
Tabela 1: Função, concentração e peso dos respectivos componentes da formulação.
COMPONENTES FUNÇÃO CONCENTRAÇÃO PESO (g)
Lauril éter sulfato de sódio
Tensoativo primário aniônico 3% 3
Dietanolamida de ácido graxo de coco
Tensoativo secundário 2% 2
Glicerina Umectante 5% 5 Lanolina etoxilada Umectante 2% 2 Microesferas de polietileno Esfoliante 3% 3
EDTA Quelante 0,1% 0,1 Germall Conservante 1% sol. estoque 50% 1 Corante Apelo estético q.s. 60 gts Fragrância Apelo estético q.s. 4 gts Hidroxietilcelulose Gelificante 2% 2 Água purificada Veículo q.s.p. 100mL 81,9
10 Tabela 2: Características físico-químicas dos componentes da formulação.
COMPONENTES ASPECTO VISCOSIDADE pH PF DENSIDADE SOLUBILIDADE
Lauril éter sulfato de sódio
Creme branco a amarelo cristalino
Facilmente solúvel em água
Dietanolamida de ácido graxo de coco
Líquido transparente a temp. ambiente com odor amoniacal
Água: 1 em 1
Glicerina: miscível
Glicerina Transparente, viscoso, líquido migroscópio
Lanolina etoxilada Líquido untuoso parcialmente amarelado com odor característico
Praticamente insolúvel em água
Microesferas de polietileno EDTA Pó branco cristalino 4,0 a 6,0 Solúvel em água
Corante
Fragrância

Germall Pó branco cristalino Hidroxietilcelulose Creme branco colorido Água purificada
1 3.2 Modo de preparo
1) Adicionar EDTA, água e hidroxicelulose em um béquer e agitar em agitador mecânico. 2) Acrescentar, aos poucos, dietanolamida de ácido graxo de coco, lauril éter sulfato de sódio e germall. 3) Continuar a agitação mecânica até total hidratação do polímero. 4) Acrescentar fragrância, corante e microesferas de polietileno. 5) Homogeneizar. 6) Corrigir pH (4,5 – 5,5).
Materiais e vidrarias
1- Banho-maria 1- Balança 1- Termômetro 1- Cronômetro 1- Copo Ford 1- pH metro 3- Béquer de plástico 100 mL 2- Cálice de vidro 125 mL 2- Bastão de vidro 2- Espátula de plástico 3- Vidro de relógio 2- Proveta 100 mL Papel para pesagem
12 3.4 Estudos de estabilidade
Tabela 3: Estudo de estabilidade preliminar (temperatura ambiente: 25°C). CARACTERÍSTICAS FREQUÊNCIA DE AVALIAÇÃO AVALIADAS (25ºC) 7 dias 14 dias 21 dias 28 dias pH (4,5 – 5,5) 5,05 5,42 5,24 5,26 Viscosidade (espesso) De acordo De acordo Diminuiu Diminuiu
Cor (verde) De acordo De acordo De acordo De acordo
Odor (característico da essência)
De acordo De acordo Diminuiu Diminuiu
Depósito de microesferas de polietileno (ausência)
De acordo De acordo De acordo De acordo
Tabela 4: Estudo de estabilidade preliminar (estufa: 35 a 40°C). CARACTERÍSTICAS FREQUÊNCIA DE AVALIAÇÃO
AVALIADAS (35 40ºC) 7 dias 14 dias 21 dias 28 dias
Diminui um pouco
De acordo De acordo De acordo
Cor (verde) De acordo De acordo De acordo De acordo
Odor (característico da essência)
De acordo De acordo Diminuiu Diminuiu
Depósito de microesferas de polietileno (ausência)
De acordo De acordo De acordo De acordo
Tabela 5: Estudo de estabilidade preliminar (geladeira: 5°C). CARACTERÍSTICAS FREQUÊNCIA DE AVALIAÇÃO
AVALIADAS (35 40ºC) 7 dias 14 dias 21 dias 28 dias pH (4,5 – 5,5) 4,80 5,16 5,45 5,12 Viscosidade (espesso) Aumentou De acordo Aumentou Aumentou
Cor (verde) De acordo De acordo De acordo De acordo
Odor (característico da essência)
De acordo De acordo DIminuiu Diminuiu
Depósito de microesferas de polietileno (ausência)
De acordo De acordo De acordo De acordo
14 4 CONCLUSÃO
Através da elaboração desse projeto, pode-se conhecer a necessidade da pele de um produto para estimular a renovação celular, e assim elaborar um cosmético para essa finalidade. A fórmula proposta está dentro dos padrões exigidos pela legislação, e atende a expectativa de uso. Através dos testes realizados, pode-se comprovar a estabilidade do produto e assim determinar a embalagem para a comercialização do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário