domingo, 24 de março de 2013

Filtros Solares

Filtros Solares
- Os efeitos nocivos do sol sobre a pele e a sua influência no envelhecimento cutâneo, estendeu o conceito de proteção solar daquela praia / piscina, sendo incorporado aos produtos destinados a hidratação, nutrição e também maquiagem.
- A proteção da pele por meio da aplicação de produtos cosméticos contendo substâncias filtrantes de radiação ultravioleta, não substitui a proteção natural e sim a reforça, pois o aumento do conteúdo de melanina da epiderme é o principal meio de defesa do organismo.
- Existem dois tipos de substâncias anti-solares: as que refletem a radiação e as que absorvem, selecionando.
- O sol é uma estrela mais visível de nossa posição na Terra e emite ondas de energia chamados raios, sendo que nossos sentidos percebem uma parte dessa radiação emitida: a luz e o calor.
- O espectro solar compreende três zonas fundamentais:
a) Luz Ultra Violeta: 5%
b) Luz visível: 45%
c) Luz Infra Vermelha: 50%
- Os raios infravermelhos são poucos energéticos e possuem fraca ação química, sendo sobretudo calóricos. A luz visível possui graus diversos de energia calórica, luminosa e química. Os raios UV são os de maior poder energético e dividem-se em UVC, UVB e UVA.
- Radiações Solares:
a) Ultravioleta a (UVA): quase não produz eritema, mas possuem poder de pigmentação. São responsáveis diretos pelo bronzeado que se produz de imediato. É de pouca duração, desaparecendo quando se diminui a radiação. É a radiação que penetra na camada mais profunda da pele (derme), onde ao longo do tempo ocorre dano nas fibras de colágeno e elastina, perda de sustentação e rugas e quanto mais a intensidade da luz e mais clara a pele, maior os danos. A pele escura, apesar de mais resistente não dispensa proteção, pois sofre degeneração acumulativa.
b) Ultravioleta B: provocam eritema e são responsáveis pelas queimaduras solares. Produzem a pigmentação indireta e o bronzeado é mais duradouro. Os raios UVB ao provocarem eritema, ativam a produção de melanina e provocam um aumento de espessura na camada córnea, aumentando a proteção. O mecanismo de formação ao bronzeado, é, portanto, um mecanismo de defesa.
c)Ultravioleta C: estes raios mão alcançam a superfície da Terra, pois são filtrados pela camada de ozônio.
- Penetração das Radiações na Pele: depende de vários fatores, como por exemplo:
a) Distância terra - sol: altura sobre o nível do mar
b) Ângulo de incidência dos raios solares
c) Tipo de pele
d) Tempo de exposição
e) Proteção
- Mecanismo de Formação da Melanina: a melanina é um pigmento colorido, formado em células localizadas na camada basal da epiderme chamada, melanócitos. Aparece dois a três dias após a exposição solar. Possui duas funções:
a) Atua como filtro natural da radiação
b) É responsável pelo tom bronzeado
- Melanina: são conhecidos dois tipos de melanina:
a) Escuras: da pele da raça negra e branca
b) Vermelha: da pele clara e cabelos ruivos
- A quantidade de melanina existente na pele também influi no bronzeamento. O bronzeamento é um processo lento, que ocorre após várias exposições à luz solar. A pele deve ser protegida dos efeitos nocivos do sol até que o bronzeamento se desenvolva e atue como uma proteção natural, filtrando as radiações.
- Efeito do Sol sobre a Pele: dependendo da intensidade dos raios UV, da freqüência com que as pessoas se expõem ao sol e do tipo de pele, o sol pode exercer:
a) Efeitos benéficos: antisseborréico, anti-séptico, tônico (produção de vitamina D), estimulante da circulação sanguínea, produção de melanina e espaçamento da pele, tendo como conseqüência o “bronzeado”.
b) Efeitos prejudiciais: eritema solar, mancha, sarda e rugas, engrossamento da pele, ressecamento do cabelo e perda do brilho do brilho, herpes labial.
- Fator de Proteção Solar: tempo de formação do eritema com filtro sobre o tempo de formação do eritema sem filtro
FPS: tempo de formação do eritema com filtro

Tempo de formação do eritema sem filtro

Exemplos:

FPS: 40 min/20 min = 2

FPS: 80min/20min = 4

FPS: 160 min/20min =8
FPS: 400min/20min = 20
- Fotoenvelhecimento: a pele é o único órgão que possui dois tipos de envelhecimento:
a) Envelhecimento cronológico (intrínseco)
b) Envelhecimento pelo sol (fotoenvelhecimento)
De forma resumida podemos dizer que o envelhecimento é causado principalmente pelas radiações UV, sendo que: UVA penetra mais profundamente na pele e todos os dias causam o envelhecimento e pode provocar câncer de pele e o UVB quando avermelhamento e queimaduras provocam danos agudos e de 10 a 15 horas, pode provocar câncer de pele.
- As áreas descobertas da pele (rosto, braços, colo e pernas) apresentam maiores e piores alterações do que as áreas cobertas, tais como: nádegas, seios, etc.
- Alterações Causadas pelo Fotoenvelhecimento:
a) Epiderme: aspereza, engrossamento e manchas castanhadas.
b) Derme: alterações nas fibras elásticas (elastose) e colágenas e envelhecimento mais pronunciado
- É importante o uso de protetores solares durante todo o ano, inclusive no inverno. A proteção solar constante e diária é recomendada desde a infância para prevenir o envelhecimento e evitar o câncer de pele
Desodorantes
- O banho e a higiene de determinadas zonas corporais eliminam o odor, mas este reaparece em curto espaço de tempo, pela ação dos microorganismos que normalmente se alojam nos folículos pilosos e glândulas sebáceas. Os desodorantes têm a finalidade de prolongar esse tempo livre de odores
- O nosso organismo possui dois tipos de glândulas sudoríparas: as menores, localizadas por toda a superfície cutânea, e as maiores, localizadas nas axilas, mamas e zona perianogenital. As pequenas são estimuladas pelo calor e tensão emocional e possuem uma secreção mais ácida, o que não favorece a proliferação de microorganismos. As maiores são estimuladas pelo esforço ou estímulos sexuais e o pH alcalino, favorece a proliferação microbiana e o desdobramento dos componentes químicos do suor, causando o mau odor.
- O suor quando chega a superfície cutânea é inodoro, adquire um odor fétido e desagradável.
- O controle desse odor desagradável pode ser feito de três maneiras:
a) Diminuir a quantidade de suor que atinge à superfície cutânea (antitranspirantes)
b) Frear o desenvolvimento da flora microbiana local (desodorante)
c) Mascarar o odor com perfumes
Anti-transpirantes
- Reduzem a quantidade de suor que chega à superfície da pele na zona tratada
- São formulados comumente com sais de alumínio, que possuem forte ação adstringente; ex.: cloridróxido de alumínio
- O mecanismo de ação dos antitranspirantes é explicado pela sua ação adstringente, que reagindo com as proteínas do suor, fazem a sua coagulação, bloqueando a saída da secreção sudoral. Isto ocorre em pH baixo, que impede o desenvolvimento de bactérias.
Desodorantes
- São produtos destinados a combater o odor corporal
- Mecanismo de ação: inibe o desenvolvimento microbiano na região aplicada e neutraliza o odor, por combinar-se quimicamente com as substâncias que ocasionam o mau cheiro.
- A flora bacteriana normal se encontra localizada no folículo piloso e nas glândulas sebáceas e não conseguem ser removidas pela prática higiênica comum. Daí a necessidade do uso de substâncias capazes de criar um ambiente desfavorável para o crescimento desses microorganismos
- A substância anti-séptica, é normalmente boa desodorante, porém além de sua eficácia antibacteriana devem atender aos seguintes requisitos: não provocar irritação local e ter capacidade de permanência.
Formas de apresentação:
- Pós: usados principalmente nos pés e mais raramente nas axilas, para remover a umidade local. Possuem atividade superficial
- Soluções alcoólicas: usadas na área das axilas e também nas mãos e pés. Por evaporação deixa uma capa uniforme do princípio ativo, cobrindo a zona a ser protegida.
- Cremes: podem ser empregados com facilidade e são perduráveis em sua ação. A fragrância deve ser selecionada com cuidado a fim de evitar irritações
3) CORREÇÃO
- Utiliza-se esse termo para significar uma modificação tal que mediante o uso dos produtos cosméticos se possa dissimular ou melhorar um defeito estético. Assim, a maquiagem corretiva, a extração dos comedões da acne, a descongestão facial na rosácea, o tratamento da pele envelhecida com intenção de combate às rugas, os peeligns, e a tonificação como corretiva da fase de limpeza e equilíbrio do pH da pele, são ações que podem ser classificados como corretivas no uso de um produto cosmético.
Tonificação:
- Os tônicos são preparações que fortificam ou despertam as atividades da pele, estimulando as células e melhorando a circulação sanguínea.
- São empregados para completar a higiene cutânea e eliminar os restos de cremes de limpeza. Tendem a normalizar caracteres estéticos ou funcionais, como por exemplo:
Loção adstringente - para poros abertos, loção calmante ou descongestionante- constitui em passo intermediário no tratamento em geral
Peeling:
- Existem vários tipos de peelings: os físicos, os químicos e os cirúrgicos.
- Aqueles que podem ser feitos sem assistência profissional são:
a) Abrasivo cutâneo: minúsculas esferas (microesferas de polietileno ou pó de semente de vegetais), são incorporados em um creme com a finalidade de melhorar o aspecto da pele pela renovação celular da epiderme, retirando as células mortas e auxiliando a eliminação de pequenas correções nas peles seborréias.
b) Abrasivo celular:os alfas hidroxi ácidos (AHAs) que produzem uma esfoliação natural, facilitando a penetração de outros ativos e melhorando a textura e hidratação da pele; ex.: ácido glicólico
4) ENFEITE
- São aqueles destinados a produzir um efeito decorativo na pele, fazendo parte deste grupo os produtos de maquilagem de um modo geral: bases de maquilagem, batom, blush, sombras, etc.
POTENCIAL HIDROGENIÔNICO: pH
- Assim como todo o organismo, a pele também necessita manter um equilíbrio ácido-base.
- Tipos de substâncias: ácidas, básicas e neutras.
- O caráter ácido, básico ou neutro de uma substância é identificado através de indicadores, que consiste em juntar à solução um indicador que confere o caráter ácido ou básico de uma substância, adquirindo coloração diferente; ex: fenolftaleína, papel indicador universal. Podemos ainda medir o caráter ácido ou básico de uma substância através de uma escala numérica: escala pH. A escala pH varia de 0 a 14, onde o termo médio desta escala (7), indica que a substância é neutra, abaixo de 7, dizemos que são ácidas e acima de 7, que são básicas ou alcalinas, esta medição pode ser feita por escala de cores (papel) e aparelho (pHmetro).
- No estado normal, a superfície da epiderme tem sempre reação ácida. É muito importante preservar o manto ácido da pele que comporta-se como uma barreira em relação à penetração de microorganismos e fungos, que toleram mal a acidez.
Valores fisiológicos de pH:
- Couro cabeludo: + 4,0 - Tronco: + 4,7
- Rosto: + 4,7 - Mama: + 6,0
- Axila: + 6,5 - Perna, tornozelo: + 4,5
TRATAMENTO DOS DIFERENTES TIPOS DE PELE
  1. PELE NORMAL:
Precauções e alvos a atingir:
- Não causar danos com produtos irritantes
- Manter o pH fisiológico
- Proteger dos fatores ambientais
- Evitar águas ricas em hipoclorito de sódio
Limpeza:
- Loção levemente detergente, que não modifique o pH; ex.: emulsão de limpeza
Enxaguamento e tonicidade:
- Loções tônicas
Proteção:
- Creme pouco oleoso, mantendo o teor de hidratação e impedindo o ressecamento da pele, devido aos fatores ambientais.
- Aplicação de cremes com leve massagem para favorecer a circulação e a penetração dos ativos
2) PELE OLEOSA:
Precauções e alvo a atingir:
- Fazer uma limpeza mais enérgica
Limpeza:
- Loção detergente (limpeza)
- Loção cujo teor em matérias graxas permita a limpeza, sem provocar reação seborreica; ex.: emulsão de limpeza
Enxaguamento e tonicidade:
- Loções aquosas aplicadas diretamente
- Loção de enxaguamento, com ação adstringente.
- Ação tônica e por vez anti-séptica
Tratamento:
- De acordo com o dermatologista
- Após a limpeza da pele com loção adequada e tonificação, utilizar cremes com substâncias que atuam em nível de glândulas sebáceas.
- Máscaras
- Cremes não oleosos hidratantes, de preferência ácidos.
- O gel tem a desvantagem de que pode desidratar ainda mais a pele, devido à evaporação e por não ter matéria graxa.
Proteção:
- Creme de dia para pele oleosa, permite obter aspecto mais uniforme da epiderme e servir de base de maquilagem.
3) PELE SECA:
Precauções e alvo a atingir:
- Proporcionar-lhe lipídeos
- Restabelecer a hidrofilia da pele
Limpeza:
- Loções e cremes graxos e pobres em detergentes
- Loção cujo teor de matérias graxas, permite a limpeza, mantendo uma camada lubrificante; ex.: emulsão de limpeza
- Loção suavizante, descongestionante, tônica para enxaguar com princípios ativos umectantes.
Enxaguamento e tonicidade:
- Loções hidratantes; ex.: emulsão de limpeza
Tratamento:
- Evitar massagens que agridem a textura da pele
- Aplicar soro fisiológico
- Creme com influência na regeneração celular, preventivo de rugas.
- Fornecer elementos graxos
Proteção:
- Cremes protetores tipo água em óleo, de preferência ácido.
- Reforço de substituição da película hidrolipídica
- Ação hidratante

_ Creme para pele seca de dia, permite melhor aderência da maquilagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário