domingo, 24 de março de 2013

Entendendo seu Cabelo

Saiba Tudo Sobre Seus Cabelos

As estatísticas indicam que mais de 60% dos brasileiros possuem cabelos crespos ou cacheados. Este tipo de consumidor utiliza de três a quatro tipos de produtos para lavar, condicionar, reduzir volume, etc. Normalmente, este tipo de cabelo tem dificuldade em hidratar-se de forma natural, devido à dificuldade da distribuição homogênea do serum produzido nas glândulas sebáceas. Já nos cabelos lisos, a oleosidade natural do couro cabeludo distribui-se da raiz até as pontas, hidratando o fio por inteiro.
A exposição demasiada aos raios solares, a água do mar ou clorada de piscina, o vento e a poeira, deixam os cabelos demasiadamente secos e carregados de resíduos químicos que afetam o brilho, a maleabilidade e elasticidade. Nos cabelos tratados quimicamente, além destas agressões naturais, existe uma um ressecamento maior, devido à mudança na fórmula estrutural da queratina. Estes cabelos apresentam porosidade intensa, por causa da transformação radical que sofreram.
Para o tratamento de todos os tipos de cabelos, a Haskell Cosmética Natural – empresa especializada em produtos para tratamentos capilares – oferece várias linhas de produtos para hidratar, recuperar e devolver o brilho e a maciez dos cabelos.
Os produtos Haskell são desenvolvidos com ingredientes de alta qualidade, para atender os profissionais de beleza e os clientes que primam por beleza, saúde, bem-estar e auto-estima.
O Cabelo
O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pêlos que crescem no couro cabeludo; são diferenciados dos pêlos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Os fios de cabelo possuem duas estruturas separadas: o folículo ou raiz que tem sede na pele e a haste situada acima da epiderme. São constituídos principalmente de queratina, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e enxofre.
O cabelo humano é composto por aproximadamente 85% de queratina, uma proteína rica em aminoácidos. Em sua composição também constam quantidades menores de hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre e outros elementos como Ferro, Cobre, Zinco, Iodo, vinte tipos diferentes de aminoácidos, proteínas, lipídios e água. Estes elementos são vitais para a saúde e boa aparência dos cabelos que sofreram ataque químico, principalmente os cabelos crespos submetidos à ação de substâncias alisantes, relaxantes e amaciantes.
Veja a importância dos minerais para os cabelos:
Cálcio - a deficiência de cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço.
Manganês - é essencial para a cutícula do cabelo, para a sua lubrificação e proteção ideal, agindo como uma barreira. Existem vários trabalhos que relacionam sua falta à existência da alopecia, isto é, queda de cabelo, sendo que vários tratamentos contra a queda de cabelos utilizam o manganês como aditivo fundamental.
Silício - este é um dos componentes mais importantes para o cabelo, pois participa de uma etapa importantíssima da reconstituição do cabelo e luta contra o seu envelhecimento.
Zinco - é fundamental para a oxigenação, reconhecido no mundo cosmético/científico como ideal para o fortalecimento capilar.
Todos estes nutrientes são encontrados em alimentos como iogurte, espinafre, arroz integral e gema de ovo. Por isso, é importante alimentar-se de forma saudável, pois não é só de bons cosméticos que o cabelo vive
Fases do Cabelo
O ciclo biológico do cabelo é dividido em três fases. Anágena (Crescimento) Catágena (Repouso) e Telógena (Queda).
1. Anágena: fase de crescimento ativo do cabelo e pode durar por vários meses e até vários anos; a média é de três anos. O comprimento do cabelo de cada pessoa é determinado por essa fase, ou seja, se for mais longa em uma determinada pessoa, ela poderá ter cabelos mais compridos que outra cuja fase é mais curta.
2. Catágena: fase de transição. O período é relativamente curto, durando de 2 a 4 semanas e é quando ocorre uma interrupção do crescimento dos fios.
3. Telógena: a fase telógena dura de 3 a 6 meses e durante este período ocorre o desprendimento dos fios do couro cabeludo. Eles podem facilmente ser arrancados apenas penteando ou lavando os cabelos. Terminada essa fase, um cabelo novo cresce da mesma raiz reiniciando o ciclo.
Nosso cabelo é composto normalmente por 80 a 90% de fios na fase anágena, 10 a 15% na fase telógena e menos de 1% na fase catágena.
A Estrutura dos Fios
O cabelo possui duas estruturas: a parte interna, constituída de bulbo ou raiz, e a parte visível, a haste. Os produtos utilizados nos cabelos devem ser escolhidos com máxima cautela, pois cada tipo de cabelo ou problema tem um produto adequado para uso.
Na raiz, por exemplo, os fios adquirem as características básicas e naturais de cor, espessura, resistência e formato. O bulbo interage com as glândulas sebáceas que produzem suor e oleosidade, e também com os capilares sangüíneos, nervos e musculaturas, que influenciam no equilíbrio do couro cabeludo, na estética e na aparência dos fios.
Os fios são compostos por três camadas: medula, córtex e cutícula.
Medula: é a parte mais central do fio. Ela tem baixa densidade celular, sendo composta em sua maioria por células mortas e ocas. Influi muito pouco sobre o comportamento físico e químico da fibra. É através da medula que são veiculados todos os resíduos nocivos que penetram no cabelo, como transpiração, poluição e a oleosidade do couro cabeludo.
Córtex: é a parte central, responsável pelas características como elasticidade, resistência, permeabilidade e a cor dos fios. É formado por um conjunto de fibras unidas por uma alta concentração de queratina, rica em enxofre e grãos de melanina. As intervenções químicas mais radicais, como coloração, alisamentos e ondulamentos, atuam principalmente nessa região, alterando a sua estrutura.
Cutícula: é a parte mais superficial, responsável pelo brilho, maciez e a proteção dos fios. Quando não agredida, caracteriza o aspecto uniforme dos cabelos. É formada por um conjunto de placas - as escamas - que são sobrepostas uma às outras. Sua composição básica é de aminoácidos (ceramidas e ácidos graxos essenciais) e minerais.
Quando as cutículas estão fechadas, o cabelo tem aparência de saudável e bem tratado. Quando estão abertas o cabelo é frágil, quebradiço e sem brilho.
A Queratina
O cabelo tem em sua composição aproximadamente 85% de uma proteína chamada queratina, uma proteína que constitui outras partes do corpo dos animais, como unhas, bicos de aves, chifres, pêlos, cascos e espinhos. A queratina contém em sua composição aminoácidos (cistina, tirosina, arginina e citrulina) que atuam na estrutura capilar e retém a umidade. Daí a sua importância, pois a exposição dos fios às agressões químicas ou naturais (sol, cloro, água do mar e poeira) pode resultar na perda de aminoácidos. A pouca quantidade de aminoácidos dificulta a fixação dos pigmentos da coloração, anula o efeito de relaxamentos e permanentes e tira o brilho e a cor dos cabelos; provocando ainda pontas duplas, devido ao ressecamento progressivo.
Em cada fio de cabelo, milhares de cadeias de queratina estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepõem, resultando em um longo e fino “cordão” protéico. Estas proteínas interagem fortemente entre si, por várias maneiras, resultando na forma característica de cada cabelo: liso, enrolado, ondulado, etc.
Quais os benefícios da queratina para os cabelos?
- Melhora brilho e a textura dos cabelos;
- Aumenta a retenção de água hidratando;
- Auxilia na penetração e fixação de tinturas;
- Previne a formação de pontas duplas e restaura as existentes;
  • Reduz danos causados por tratamentos químicos

O p.H
Manter os cabelos saudáveis realmente não é fácil. Além de lavar, hidratar e cortar, é preciso ter o controle sobre a química dos fios.
O pH, ou Potencial de Hidrogênio, é a escala que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância, podendo variar de 0 a 14. O pH normal do cabelo humano fica em torno de 4,5 a 5,5, ou seja, ligeiramente ácido. Assim se forma o manto ácido, que tem como função impedir a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, evitando irritações. Fios com pH neste grau são saudáveis e têm as cutículas fechadas (aderentes e lisas).
Os cosméticos capilares com pH alcalino são usados para modificar a estrutura externa e interna dos cabelos, abrindo as cutículas a fim de penetrar nos fios. O pH ácido reforça a fibra capilar, age como adstringentes e neutraliza os tratamentos feitos com cosméticos alcalinos.
Ao utilizarmos produtos muito ácidos (pH entre 1 e 2), assim como produtos muito alcalinos (pH acima de 10), os cabelos “incham”, pois as cutículas se abrem. Deste modo o córtex fica mais exposto (menos protegido pelas cutículas), e é desta forma que os tratamentos químicos como alisamentos, permanentes e colorações são mais eficazes. Quando as cutículas estão mais abertas e o córtex está menos protegido, dizemos que aumentou a porosidade de cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário